sábado, 27 de setembro de 2008

Pedaços de mim...

Amigos são pedaços da gente... uns maiores, outros menores, mas todos eles sempre levam um pouco da gente, e sempre deixam um pouco de si. Fazendo um retrospecto da minha vida, não posso reclamar de nada nesse quesito. Sempre, graças a Deus, fui uma pessoa rodeada de amigos. Não digo amigos de verdade, dakeles de verdade meeeeesmo, mas sempre tive muitas pessoas ao meu lado, e sempre me virei em mil para agradar a todos.

Nos últimos tempos as coisas ficaram mais dificeis, depois de ser mãe a gente falha com os outros, em muitos aspectos, pq a vida vira do avesso, e a gente não é mais a mesma - pelo menos por enquanto.
Eu tenho certeza que poderia ser uma amiga mais dedicada e sempre tento. Mas, infelizmente, só consigo dar aquilo que tenho. E muitas vezes falta energia de espírito para ser uma amiga 100%.

Já fui bastante radical em relação aos meus amigos. Eu cagava regras de amizade que, se não eram correspondidas, me deixavam louca da vida. E justo por causa destas regras eu cobrava demais e era, sinceramente? Uma chata.

Mas, justamente quando eu VI alguns dos meus defeitos, comecei a aceitar melhor os defeitos dos outros. E foi aí que eu parei de cobrar tanto. E também parei de sofrer com coisas do tipo “ela não é tão amiga minha assim”. Bobagem! Lá no fundo, onde o espelho não alcança, somos todos meio egoístas e esperamos que as outras pessoas sejam do jeito que a gente quer.

Quanto mais regras a gente coloca entre duas pessoas, mais sofre com besteira. E tem uma regra que a maioria das pessoas coloca nas amizades e resume-se em uma frase famosa que diz:
“Amigo está sempre do nosso lado quando a gente precisa”

Sempre? Sempre é tempo demais. É bom entender que as pessoas só podem dar aquilo que elas têm. Isto chama-se “limite”. As vezes, justamente quando a gente mais precisa de um amigo, este amigo também não está lá estas coisas. E não pense que é fácil identificar os problemas dos outros. Muitos deles, as pessoas escondem e não comentam.

Resumindo: ninguém é perfeito, incluindo nossos amigos. Amigos erram do mesmo jeito que nós. Quando conseguimos enxergar e aceitar os NOSSOS próprios limites (ou defeitos, como preferir), aprendemos a entender e desculpar os outros.

Um comentário:

Cássio disse...

Bah Naty, adorei o texto..
É isso aí..
Só te digo duas coisas:

A primeira é bem isso que tu abordou no texto: Se tu quiser mesmo prender alguém pra sempre, seja um amigo ou quem quer que seja, o melhor jeito é dando a mais total liberdade. Nada de cobranças. Quem não se sente preso, não tem motivos pra tentar fugir.

A segunda, é algo que aprendi com o Budismo: culpa é um sentimento inútil. Então, nada de se sentir culpada, nunca. Muito menos por não estar podendo dar atenção aos amigos. Quem é amigo mesmo, vai entender...

beijãaoooo!!!