quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Tristeza

Tá lá no wikipedia: "Tristeza é um sentimento humano que expressa desânimo ou frustração em relação a alguém ou algo". Mas o q nos faz ficar tristes: um dia cheio de problemas? Uma pessoa que morre? Uma casa bagunçada? Um amor inexistente?

As vezes nos sentimos tristes, simplesmente... E é tão dificil entender o porque... Tenho me sentido assim nos últimos 3 dias! Chega a noite e bate aeula deprê, que não dá vontade de fazer nada, só de ficar deitada no sofá, trocando os canais da TV e se sentindo o 'mosquito do cocô do cavalo do bandido'!

Já comi chocolate... tomei uma dose de amarula (q eu amo!!!)... e a tristeza continua ali, bem de cantinho... parece q só esperando pra ver a minha derrocada final!!!

Jesuuuuuussssss me chicoteia!!! Q vida é essa??? Cadê meu final feliz???

Cadê meu Mark Darcy pra me fazer feliz???

3 comentários:

Cássio disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Cássio disse...

Naty,

Por incrível que pareça, tristeza tem seu lado bom. Que é fazer a gente se sentir vivo. Assim como qualquer outra emoção. E também porque pode servir como um impulso pra gente mudar uma determinada situação. É diferente da depressão, que não é exatamente uma emoção, mas uma doença em que se perde o entusiasmo por viver. A tristeza é normal, e passa. A depressão é uma alteração na química do cérebro, regulável por medicamentos.

Geralmente, a gente constrói ilusões irreais sobre como a vida deveria ser, coisas, como o tal do “grande amor”, ou então sobre um estilo de vida, uma carreira, etc... Idéias que “vendem” pra gente, mas que nem sempre são reais. Os filmes, as novelas, os romances, enfim, a mídia nos vende sonhos irreais, como se fosse possível ter tudo. Mas não é assim. Eles fazem isso pra construir idéias de felicidade, que serão aliadas aos produtos e às marcas. Para que as pessoas sejam levadas a consumir, na ilusão de que estão comprando “uma porção daquele sonho”.

Mas na verdade não é assim. Ninguém tem tudo, and "that’s okay!"

Tenta fazer o seguinte exercício: escreve num papel coisas importantes pra ti, na tua vida. Mas coisas realmente importantes, sem as quais tu não consegue se imaginar. Com isso tu vai saber qual é a tua “essência”.

Mas tem que ser coisas reais. Nada de “um grande amor” (idéia cheia de expectativa e sonho). Experimenta trocar “um grande amor” por “uma companhia legal”.

Já uma grande paixão, sim, é possível. Mas fique ciente de que ela dura no máximo dois anos. Então não serve como meta de vida também. Embora tem gente que tenha que estar sempre apaixonada, então trocam de namorado a cada dois anos, mais ou menos. É um estilo de vida, ué!

Dinheiro também pode entrar na lista. Mas tem que ver o quão importante ele é pra ti. Para algumas pessoas, é tão importante, que até a “companhia” é escolhida com base nisso. Ficam com um mala sem alça, desde que seja um mala rico. Pra outras, “é mais importante que seja, realmente, “uma companhia legal”.

Tem gente que coloca “trabalhar no que gosta” acima de tudo. E está feliz, mesmo que ganhe pouco. Para outros, é mais importante um bom salário do que fazer algo agradável. Para outros, não trabalhar e ficar em casa traz mais satisfação.

A gente tem que ver onde a gente se encaixa. E ficar em paz com isso. Sem julgamentos. Sem culpa. Como eu já disse. Culpa é inútil. Se agimos dessa ou daquela forma, é porque para nós, aquilo era o melhor. Na verdade, as coisas que parecem “faltar” na nossa vida, ou são “ilusões”, ou a gente optou por relegá-las a um segundo plano, em prol de outras que, para nós, naquele momento, eram mais importantes. Não podemos ir contra a nossa essência. Tentar ir contra a nossa essência pode alterar a química do cérebro e causar depressão.

Felicidade mesmo é um sonho que não existe. Existem momentos felizes. Então, tentar “buscar a felicidade” ou “sonhar”, como tu disse num post, é algo que pode sim, trazer tristeza ou depressão. Perseguir um conceito irreal nos faz sentir frustrados e culpados. O que a gente pode e deve buscar, é um sentimento de paz, de plenitude. O prazer de estar próximo de pessoas que a gente gosta. O prazer de ler um bom livro. De dar risada. O prazer de simplesmente estar vivo. Nada mais.

: )

Anônimo disse...

Puxa vida! Sempre uma palavra sábia quando a gente precisa.
Por isso q eu ti amu de montão, tu é meu queridão!!!!

Adoro vc de mais Cassiozinhuuuuu