segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Domínio

Domínio próprio. Expressão que esconde uma infinidade de situações. Gênios iracundos, paixões descontroladas, temperamentos desequilibrados, reações estúpidas e grosseiras, palavras ásperas, gestos duros e cenhos franzidos não são características de uma pessoa boa.

O domínio próprio passou a ser um artigo raro em nossos dias. Por causa da má interpretação quanto ao verdadeiro significado de liberdade, prolifera-se no mundo a idéia de que todo individuo tem o direito de fazer o que bem entender e que os outros nada têm a ver com isso. É na enxurrada dessa idéia que encontramos a multidão dos que iludem a si mesmos, pois ao pensarem estar desfrutando a liberdade, na realidade, são vítimas de algum tipo de escravidão.

Todos nós temos vontades e desejos, e é bom que os tenhamos. O problema surge quando perdemos as rédeas do controle de nossa própria vida para satisfazer essas vontades, esses desejos. É nesse ponto que o domínio próprio nos ajuda a entender o respeito que devemos a nós mesmos, ao nosso nome, à nossa saúde...


Mas sobretudo o respeito que devemos ao próximo!

Nenhum comentário: